CESUFOZ - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

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Avaliação Institucional e CPA

Com o objetivo de promover a  melhoria da qualidade da educação superior, em conformidade com os elementos constitutivos, estabelecidos pelo SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior; o CESUFOZ constituiu uma Comissão Própria de Avaliação – CPA, formada por representantes da comunidade acadêmica (alunos, professores, direção, funcionários, egressos...) e representantes da sociedade civil; para através da autoavaliação, discutir, organizar dados e opiniões para disponibilizar uma importante ferramenta de gestão.
Através dos resultados da autoavaliação é possível traçar um panorama da qualidade dos cursos oferecidos, bem como analisar se sua missão está de fato se realizando, visando tomar decisões, tendo em vista o aperfeiçoamento da Instituição como um todo.
Por tudo isso, o processo de avaliação instituído enseja a contínua reciclagem do projeto pedagógico institucional, permitindo a correção de rotas, reordenando, consolidando e reformulando suas estratégias e formas de atuação.
O sistema de Avaliação Institucional do CESUFOZ preconiza o modelo de avaliação que leva em consideração:

  • A autoavaliação, realizada pela própria Instituição;
  • A avaliação externa, realizada pelo INEP;
  • As avaliações de cursos, realizadas pelo INEP;
  • Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE – realizado pelo INEP;
  • A análise global dos indicadores e desempenhos.

Objetivos Centrais da Avaliação

  • Avaliar a Instituição como uma totalidade integrada que permite a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional, e
  • Privilegiar o conceito da autoavaliação e sua prática educativa para gerar, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

Objetivos Operacionais da Avaliação

  • Gerar conhecimento para a tomada de decisão dos dirigentes da Instituição em relação à melhoria contínua de qualidade dos serviços de educação superior ofertados;
  • Pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela Instituição;
  • Identificar as potencialidades da Instituição e as possíveis causas dos seus problemas e pontos fracos;
  • Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional do corpo docente e técnico-administrativo;
  • Fortalecer as relações de cooperação entre os diversos atores institucionais;
  • Tornar mais efetiva a vinculação da Instituição com a comunidade;
  • Julgar acerca da relevância científica e social de suas atividades e produtos;
  • Prestar contas à sociedade sobre os serviços desenvolvidos.

Estes objetivos permitem à IES:

  • Conhecer-se, enquanto instituição, para ciência de sua própria realidade detectando seus pontos fracos e fortes.
  • Colher dados e analisá-los para a orientação na tomada de decisões, visando à melhoria da qualidade de cursos e das atividades desenvolvidas nos projetos de ensino, pesquisa e extensão.
  • Realizar, permanentemente, um diagnóstico de cada curso, visando a identificação de seus problemas e de possíveis mudanças e inovações exigidas pelo mercado de trabalho.

Divulgação dos Resultados da Avaliação Interna

É a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados nas avaliações e etapas anteriores. Pode ocorrer através de reuniões, documentos informativos (impressos e eletrônicos), entre outros.

A cada semestre, a CPA mobiliza toda a comunidade acadêmica, para a realização de uma autoavaliação, através da aplicação de questionários, levantamento das ocorrências acadêmicas e também pelos relatórios da ouvidoria (reclamações/ sugestões e fale conosco).

Avaliar é preciso, Vamos Participar!