CESUFOZ - Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

Como acessar

Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

O Núcleo de Prática Jurídica da Cesufoz/Fafig foi visitado pela equipe de reportagem da Rede Massa de Foz do Iguaçu. O objetivo era esclarecer a população sobre a assistência judiciária gratuita. Na ocasião, uma das coordenadoras do núcleo, Dra. Morena Silveira, revelou a importância da atividade na formação dos acadêmicos. Também foram entrevistadas duas assistidas que relataram a satisfação de terem suas demandas resolvidas pelo núcleo de prática de maneira célere e eficaz. Os acadêmicos também contribuíram com seus relatos, enaltecendo os aprendizados obtidos por meio do estágio.

A reportagem foi exibida no Tribuna da Massa no dia 29 de novembro de 2019.

Obs: Assistência gratuita à população carente que se enquadram nas regras estabelecidas.

• Assistência Judiciária gratuita à comunidade carente

Um dia no Campus

Nos dias 21, 23 e 25 de outubro de 2019, O CESUFOZ e a FAFIG, realizaram uma ação de divulgação “Um dia no Campus”. Durante os dias ocorreram visitas à entidade, foram mais de 120 alunos participantes das turmas de 3º ano de escolas públicas de Foz do Iguaçu, que conheceram toda estrutura disponibilizada pela Instituição. Foram visitada a Secretaria Acadêmica, Biblioteca, Laboratórios de Informática, Laboratórios Multidisciplinares, Laboratórios de Anatomia, Laboratório de Microscopia, Farmácia, Enfermagem, Estética e Engenharia Civil.

Estiveram presentes alunos das escolas estaduais, Jorge Schimmelpefeng, Tarquínio Santos e Cataratas do Iguaçu, que foram recepcionados por colaboradores, professores, coordenadores, e a equipe de divulgação/marketing, para o total êxito da ação.

• Um dia no Campus

Estudantes de Direito exercem a Solidariedade

Estudantes do décimo período do curso de Direito do CESUFOZ e FAFIG realizaram, no dia 14 de outubro de 2019, a entrega de presentes arrecadados numa ação especial para o Dia das Crianças, cujo intuito foi a contemplação das 47 crianças atendidas na ONG: "Centro de Apoio Agrícola Meu Cantinho", situada na área rural em Santa Terezinha de Itaipu, PR.​

A entrega foi realizada pelas divulgadoras Camila Côrtes, Gabriella Freitas e Geovana Mattos, acompanhadas da assistente de Direção, Késsia Losso e da representante e coordenadora da ação, também acadêmica da FAFIG, Rima Ghattas, que relatou emocionada: "Não ter preço presenciar a reação e o sorriso dessas crianças".

A ação contou com o intermédio do egresso do curso de Direito da FAFIG, Valter Larssen Jr., que atualmente assiste a ONG como professor e educador social.

Esta campanha é mais uma ação do Programa Amigos do Candil, criado em 2016 em homenagem ao coordenador do curso Sérgio Luiz Candil, que desenvolve um trabalho social admirável na Cia do Riso.

• Estudantes de Direito exercem a Solidariedade

Os alunos dos 3º e 4º período do curso de Direito da Faculdade CESUFOZ/FAFIG receberam no dia 3 de outubro de 2019 a visita da Secretária do CEEBJA Helena Kolody, lotada na Penitenciária Estadual II, Simone de Oliveira, para um bate-papo sobre o exercício do direito do preso ao estudo.

A proposta faz parte da disciplina “Teoria das Penas” e teve como finalidade demonstrar aos alunos a realidade do sistema carcerário nas penitenciárias e na cadeia pública de Foz do Iguaçu/PR, em especial as peculiaridades inerentes à forma em que é exercido o direito do preso ao estudo, a estrutura das instituições para o exercício de tal direito, as vagas de estudo, a segurança dos docentes durante as aulas, dentre outros aspectos.

De acordo com o art. 26 da Lei de Execução Penal (Lei n. 7.210/84) o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir (reduzir), por trabalho ou por estudo, parte do tempo de execução da pena. A contagem de tempo é feita à razão de um dia de pena a cada doze horas de frequência escolar - atividade de ensino fundamental, médio, inclusive profissionalizante, ou superior, ou ainda de requalificação profissional - divididas, no mínimo, em três dias.

Acrescente-se que a Lei Estadual n. 17.329/12, em seu art. 9º, prevê que o preso custodiado alfabetizado integrante das ações do Projeto “Remição pela Leitura” realizará a leitura de uma obra literária e elaborará um relatório de leitura ou uma resenha, o que permitirá remir quatro dias da sua pena.

Fotos Relacionadas
  • O exercício do direito do preso ao estudo nas Penitenciárias e Cadeia Pública de Foz do Iguaçu